O Projeto ViradaTEC tem como objetivo assegurar uma transição escolar fluida e articulada para os estudantes do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, promovendo o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes e melhorando a aprendizagem e a trajetória escolar com equidade.
A missão é facilitar a transição dos estudantes entre as redes de ensino municipais e estadual, reduzindo a evasão e garantindo que todos tenham as ferramentas necessárias para seguir aprendendo. Queremos que os alunos se sintam preparados e motivados a continuar os estudos, com acesso a recursos tecnológicos que enriquecem o processo de aprendizagem.
COMPONENTES DO PROJETO
Governança
Currículo
Formação
Avaliação
Infraestrutura
AÇÕES REALIZADAS
17.400 Chromebooks entregues, equipados com o domínio @edu, permitindo acesso a uma gama de recursos tecnológicos diretamente em sala de aula.
1.384 Smart TVs de 65 polegadas distribuídas em sala de aula, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas em recursos multimídia, facilitando a compreensão e o engajamento dos estudantes.
Chips de Dados: Os estudantes do 5º ano da rede municipal receberam chips de dados, garantindo acesso à internet em suas casas. Isso elimina barreiras digitais e permite que os alunos continuem aprendendo fora da escola, com acesso a plataformas educacionais e pesquisas online.
Foram entregues 580 gabinetes de recarga para os Chromebooks, garantindo que os dispositivos estejam sempre prontos para uso.
O projeto inclui formação continuada para os educadores, preparando-os para integrar a tecnologia ao currículo de forma eficaz e criativa.
IMPACTO
Ao todo, já foram beneficiados 25.988 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em 580 escolas de 122 municípios, com um investimento total de R$ 39.989.080,80 em tecnologia e infraestrutura. Ao levar tecnologia para as salas de aula, o projeto não só melhora a qualidade do ensino, mas também prepara os estudantes para os desafios do século XXI. São mais oportunidades de aprender, criar e se desenvolver, garantindo que a tecnologia seja usada de forma estratégica e potencializando o aprendizado de formas dinâmicas e interessantes.